Pós-Graduação
Terapia Interdisciplinar Da Dor
O Curso de Pós-graduação em Terapia Interdisciplinar em Dor da FASEH – metodologia híbrida busca capacitar os profissionais de saúde que atuam diretamente com o paciente na diagnóstico, avaliação e tratamento das principais síndromes dolorosas; agregando conhecimento através da discussão de desafios clínicos e em atendimentos ambulatoriais e hospitalares assim como desenvolvendo competências para atuar em uma equipe multidisciplinar.
A metodologia de ensino ativo baseia-se no PBL onde o aluno aplica o aprendizado às situações reais vivenciadas na prática clínica. Assim criamos o ensino contextualizado e aprendizagem significativa, onde todos os casos ambulatoriais devem ser descritos e sumarizados pelos alunos ao final de cada módulo, após a discussão com os professores presentes no ambulatório. O objetivo é de que o aluno possa identificar os pontos de convergência entre as aulas dadas pelos professores e o seu paciente, consolidando todos os conceitos fornecidos.
O curso possui formato diferenciado com metodologia híbrida, tendo sido desenhado para permitir ao profissional de saúde manter suas atividades de trabalho concomitantemente com sua formação em dor.
Objetivos
do curso
- Preparar o profissional de saúde dentro do contexto biopsicossocial para exercer amplamente a área de atuação em dor através de uma abordagem prática e teórica.
- Capacitar o profissional de saúde na identificação e discussão dos desafios, bem como no desenvolvimento da gestão do cuidado, do trabalho, da educação e da pesquisa na área da dor aguda e crônica.
- Complementar conhecimentos com outras especialidades e áreas de atuação que possuem interface com a dor, como a fisioterapia, enfermagem, odontologia, nutrição e psicologia, entre outras tantas, e assim desenvolver competências para atuar em uma equipe multidisciplinar.
- Como objetivo específico, o curso visa preparar o médico para submeter-se à prova do título da área de atuação em dor da Associação Médica Brasileira.
Público-Alvo
O Curso é destinado a profissionais graduados, nas áreas de: Medicina(Terapia Intensiva, Fisiatria, Radiologia, Anestesia, Ortopedia, Neurocirurgia, Neurologia, Acupuntura, Pediatria, Clínica Médica, Reumatologia, Oncologia), Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Medicina Veterinária e Educação Física e outros profissionais de saúde que pretendem atuar no cuidado aos pacientes com dor.

40 vagas

Curso com duração de 24 meses e carga horária de 528 horas.

Encontros mensais:
Sábados de 8h ás 19h
Domingos de 8h ás 13h*

Entrada Imediata

24 vezes de R$ 1.100,00(hum mil e cem reais) com possibilidade de desconto para pagamento à vista.
Coordenadores do curso

Alexandre Mio Pos (BH)
Coordenador do curso
- Médico. Mestre e Especialista em Dor e Cuidados Paliativos.
- Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Residência em anestesiologia (2000).
- Pós-graduação em dor pelo Hospital Sírio-Libanês/SP. Atualmente é anestesiologista do HOSPITAL DAS CLINICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
- Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anestesiologia e Clínica de Dor. Coordenador científico do comitê de dor aguda da SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor).
- Presidente da SOMED (Sociedade Mineira para o Estudo da Dor) – regional SBED 2018/19.
- Diretor de acreditação da SOBRAMID (Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor).

Lúcio Gusmão Rocha (BRASILIA)
Coordenador do curso
- Médico ortopedista com título de especialista pelo MEC e SBOT.
- Título da Área de dor pela AMB.
- Professor da pós-graduação em dor – APM/GO.
- Coordenador do centro Avançado de Tratamento em dor – Ortotrauma/DF.
- Coordenador da clínica de dor, Centro ortopédico de Taguatinga/DF.
- Membro da equipe científica do comitê de dor aguda da SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor).
- Membro da diretoria do comitê de dor da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).
- Membro do comitê de acreditação da SOBRAMID (Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor).
- Membro da Sociedade Brasileira de Termologia (ABRATERM).
- Formação em USG musculoesquelético. Especialização em Medicina Regenerativa pela UNICAMP /IOC, e Especialização em Termologia e Termografia Médica pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP / ABRATERM)

Pablo Braga Gusman (VITÓRIA)
Coordenador do curso
- Médico, título de especialista em Anestesiologia, Habilitação em Clínica do Tratamento da Dor pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e título de especialista em Medicina Intensiva pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva, mestrado em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).
- Atualmente é médico do Comitê de Qualidade, anestesiologista e clínico da dor no Hospital Meridional, Cariacica, ES.
- Tem experiência na área acadêmica de Medicina, com ênfase em Farmacologia, Anestesiologia e Medicina Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: anestesiologia, terapia intensiva, ventilação mecânica, anestesia venosa, clínica da dor e cuidados paliativos.
- Instrutor do Curso FCCS – Fundamental Critical Care Support pela AMIB, editor da Revista Brasileira de Terapia Intensiva, RBTI.
- Editor da Revista Digital Pain Brazil. Secretário (2008-2009) Vice-presidente (2010-2011) da Sociedade de Anestesiologia do Espírito Santo. Secretário (2018-2019) da Sociedade Espírito-santense de Terapia Intensiva.
- Editor do blog www.medicinadoconhecimento.com.br e www.todoscontratev.com.br.
Corpo
Docente
Alessandro Queiroz de Mesquita
Alessandro Queiroz de Mesquita
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (2000-2005), residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Regional do Gama/DF (2006-2008), título de especialista em Ortopedia e Traumatologia obtido junto a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-2009), residência médica em Cirurgia da mão e microcirurgia pela FMRP/USP (2009-2010) e é Mestre em Ciências da saúde aplicadas ao aparelho locomotor pelo programa de pós graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (FMRP/USP). Possui formação em ultrassonografia musculoesquelética. Atualmente realiza pós-graduação em Termografia e Termologia Clínica. Preceptor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Regional do Gama desde 2011. Médico assistente na clínica COE desde 2012.Guilherme Antônio Moreira de Barros
Guilherme Antônio Moreira de Barros
Professor Associado do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Dor e em Cuidados Paliativos. É responsável pelo Serviço de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (UNESP). Realizou Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia, de 2013 a 2014. Atualmente é Chefe do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina (Unesp). Presidente da Comissão de Experimentação no Uso de Animais (CEUA) da Faculdade de Medicina (Unesp), no biênio 2017/2019. Líder do Grupo de Pesquisa "Mecanismos e Tratamento da Dor". Obteve, por concurso público, o título de Livre-Docente em Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos, em setembro de 2017.Angela Maria Sousa
Angela Maria Sousa
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em farmacologia da dor pela FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FMRP-USP (1999) e doutorado em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP (2010). Pós-doutorado em Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora colaboradora do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP, disciplina Anestesiologia. Orientadora da pós-graduação, nível Doutorado do Programa de Anestesia e medicina perioperatória da FMUSP. Possui Titulo Superior em anestesiologia emitido pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA (SBA) e certificado de atuação na área de dor emitido pela Associação médica Brasileira. Possui o titulo de Especialista em anestesiologia, com três anos de residência médica em anestesiologia sendo o terceiro ano dedicado à clinica de dor. Atualmente coordena o Centro de Tratamento de Dor do Instituto de Cancer do Estado de São Paulo e do Hospital Santa Paula e é membro atuante da Equipe de Controle de Dor do Instituto Central do Hospital das Clínicas.Dirce Maria Navas Perissinotti
Dirce Maria Navas Perissinotti
Pós-doutorado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – Departamento Psiquiatria, através de Bolsa REUNI CAPES; Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Ciências (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2006). Foi Pesquisadora - PROVE Departamento de Psiquiatria UNIFESP e Equipe de Controle da Dor Disciplina de Anestesiologia FMUSP. Psicóloga (CRP 06/07888). Título de Especialista em Psicanálise, Neuropsicologia (Avaliação e Reabilitação), Terapia Fenomenológico-Existencial, Gestalt, Hipnose e Bio/Neurofeedback. Foi Diretora de Pesquisa do Centro de Investigações em Neuropsicanálise - CEINP (2008-2012). Atual Diretora Administrativa da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - SBED (2016-2017); Membro do Lab. Sujeito-Corpo do IP-USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia e Métodos Psicofisiológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e reabilitação neuropsicológica e psicoterapia.Irimar de Paula Posso
Irimar de Paula Posso
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1967), graduação em Direito pela Universidade de Taubaté (1982), doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1972) e livre-docência em Terapêutica Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado aposentado da Universidade de São Paulo e professor titular aposentado da Universidade de Taubaté. Atualmente é Instrutor Corresponsável no CET de Anestesiologia Integrado da Faculdade de Medicina do ABC. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anestesiologia, atuando principalmente no Hospital Israelita Albert Einstein nos seguintes temas: anestesiologia, dor aguda, dor crônica e dor pós-operatória. Atualmente atua na área de Direito como advogado e assistente técnico com ênfase em erro médico nas áreas administrativa e cível.Maria Belén Salazar Posso
Maria Belén Salazar Posso
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1988). Professora titular aposentada da Universidade de Taubaté. Professora emérita da FMABC. Colaboradora na criação e implantação dos Cursos de Enfermagem da Universidade de Taubaté, da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, UNESP-Botucatu, da FMABC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, enfermagem em centro cirúrgico, dor e avaliação física. Professora especialista do Conselho Estadual de educação do estado de São Paulo. Membro do conselho editorial das revistas Dor, Pesquisa, Clínica e Terapêutica, Br J Pain, Prática Hospitalar e SOBECC; membro do Conselho Científico da Revista Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, Revista da Univap, Revista Ciência e Saúde On-line., membro ad hoc do Lilacs, Membro da diretoria da SOBECC, Coordenadora do Comitê de Práticas integrativas e complementares da Sociedade Brasileira para o Estudo da dor-SBED.Andre Gomes Felix Cordeiro
Andre Gomes Felix Cordeiro
Graduação pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ES), conclusão em 2006; Residência Médica em Anestesiologia pelo CET do Hospital Santa Marcelina de São Paulo (SP), conclusão em 2009; Especialização em Dor Crônica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto pela Universidade São Paulo (USP), (SP), conclusão em 2013; Curso Singular Teórico-Prático de Medicina Intervencionista da Dor na Clínica Singular (Campinas/SP), reconhecido pela WIP (World Institute of Pain), conclusão em 2016; Curso de Neuromodulação Invasiva para o Tratamento da da Dor pelo Instituto da Dor (Brasília/DF), reconhecido pela INS (International Neuromodulation Society), conclusão em 2017. Especialista em Anestesiologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA); Certificação de área de atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA); Membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia; Membro da Sociedade de Anestesiologia do Espírito Santo; Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor; Membro da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor; Membro Fundador da Regional da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor do Estado do Espírito Santo.João Paulo Bezerra Leite
João Paulo Bezerra Leite
Possui Graduação em Medicina pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (2004), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Residência Médica R4 em Cirurgia do Ombro e Cotovelo (Santa Casa de Belo Horizonte), Especialização em Medicina Regenerativa pela UNICAMP /IOC, e Especialização em Termologia e Termografia Médica pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP / ABRATERM). É membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e cotovelo, Board Member da American Academy of Orthopedic Surgeouns, Faculty da American Academy of Regenerative Medicine (AABRM), e Membro da Câmara Técnica da Ortopedia do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo. É o atual Diretor Científico do Centro de Estudos em Regeneração tecidual (CERT), Professor do Curso de Extensão em Fundamentos Científicos e Tecnológicos em Medicina Regenerativa realizado na UNICAMP, e Professor do Curso de Especialização em Termologia e Termografia Médica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Atualmente, atua com Ortopedia e traumatologia, Cirurgia do Ombro e Cotovelo, Ultrassonografia Musculoesquelética, Procedimentos Guiados por Ultrassonografia, Termografia Digital e Tratamentos Biológicos visando a melhora da Dor Regeneração dos Tecidos Musculoesqueléticos. É Sócio Proprietário da Clínica OrthoPrime- Clínica de Ortopedia Avançada (Vitória-ES), Coordenador do Grupo de Ortopedia do São Bernardo Apart Hospital, e tem faz atendimento ambulatorial em Consultório Particular em São Paulo (Reactive - Alto de Pinheiros) e Rio de Janeiro (Clínica MDA - Leblon).Bruno Cavellucci
Bruno Cavellucci
Médico infectologista, especialista em pacientes críticos e tratamento da dor. Membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor. Membro da Sociedade Brasileira de Terapia de Ondas de Choque. Professor Assistente no Curso de Treinamento e Especialização em Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Orofacial, Associação Campineira de Cirurgiões Dentistas. Dedica-se ao tratamento de pacientes com dor aguda e crônica com estratégias interdisciplinares. Exposição diversificada em ambientes hospitalares e acadêmicos onde desenvolveu habilidades de gestão e planejamento. Experiência em liderança e treinamento de equipes multidisciplinares obtidas durante o trabalho como preceptor em Unidades de Terapia Intensiva e Pronto Socorro. Aprofundou seus conhecimentos técnicos em atividades de pesquisa, em especial nas áreas de hepatites virais, HIV e dor crônica. Experiência em formação profissional continuada presencial e a distância e organização de cursos e eventos na área médica. Atuou como consultor médico científico na área de virologia (HIV/AIDS) no laboratório Janssen e manejo da dor no laboratório Mundipharma. Atuou como Gerente Médico do portfólio de dor no laboratório Mundipharma. Larga experiência em consultoria acadêmica na área de metodologias de ensino-aprendizagem voltadas para o adulto e profissionais especializados da saúde.Marcos Leal Brioschi
Marcos Leal Brioschi
Possui graduação em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Princípios da Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná (2000), doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2003) e pós-doutorando pelo Departamento de Neurologia HC-FMUSP (2007). Atualmente é professor colaborador pelo Departamento de Pós-Graduação em Cirurgia UFPR, médico pesquisador do Centro de Dor do HCFMUSP. Doutor pelo Departamento de Engenharia Mecânica UFPR, área de biotermodinâmica. Especialista em Cirurgia Geral e do Trauma e em Medicina Legal. Tem experiência na área de termologia clínica (termografia), com ênfase em imagem infravermelha, atuando principalmente nos seguintes temas: dor, perícia, mama, vascular e cirurgia. Os principais trabalhos do grupo, atualmente em curso, envolvem o desenvolvimento de termografia aplicada à área de saúde (dor crônica, câncer de mama, vascular), o uso da imagem infravermelha em engenharia e medicina, desenvolvimento de metodologia de avaliação infravermelha normalizada adimensional, bem como a criação de um núcleo de pesquisa em biomateriais emissores de infravermelho. Introdutor da termografia do esporte no Brasil em 2002 e coordenador de pesquisas e treinamentos contínuos nesta área em diversos centros esportivos.Carlos Gropen
Carlos Gropen
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e residência-medica pelo Fundação Hospitalar do estado de Minas Gerais (2000) . Atualmente é da Universidade Federal de Minas Gerais.Jose Luiz de Campos
Jose Luiz de Campos
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Vale do Sapucaí (1990). Atualmente é médico chefe profissional do Instituto de Dor Adora em Campinas-SP, chefe de equipe - Ambulatório de Dor Crônica e anestesiologista e médico intervencionista da dor do Hospital Vera Cruz. Título em Área de Atuação em Dor.Luiz Antonio Marcondes Homem Mello de Castro
Luiz Antonio Marcondes Homem Mello de Castro
Médico formado pela PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999).Residência médica em Medicina Física e Reabilitação (2005). Reumatogeriatria - dor pela Universidade Federal de São Paulo / UNIFESP (2007). Especialização em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa 2007). Médico Titulado pelo Colégio Médico de Acupuntura em 2009.Bruno Lima Pessoa
Bruno Lima Pessoa
Medico formado pela UFF com residência em neurocirurgia. Especialização em Neurocirurgia oncológica no INCA e Neurocirurgia funcional na USP e no McGill University Health Centre em Montreal, Canadá. Doutorado em Medicina (Neurologia) pela UFF.Programa do Curso
- Epidemiologia, Fisiopatologia e avaliação da dor
- Síndromes Dolorosas mais comuns
- Tratamento farmacológico e não farmacológico da dor
- Introdução aos Cuidados Paliativos
- Intervenção em Dor
- Medicina Intervencionista em Dor
- Metodologia de Pesquisa e Elaboração de TCC
- Clínica de Dor e Gerenciamento
- Casos Clínicos em Dor
Documentos para Matrícula
- Certificado ou diploma de conclusão de curso de graduação concluído em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
- Certidão de nascimento e ou casamento.
- Documento oficial de identidade.
- CPF
- Duas Fotos 3x4 Recentes
- Comprovante de Residência
Centros
de formação
Faseh
Rua São Paulo, nº 958, Bairro Jardim Alterosa - MG
Hospital Evangélico
Rua Alípio Goulart, nº 25, Bairro Serra, Belo Horizonte – MG
Ortotrauma Medicina Especializada
Colônia Agrícola Vicente Pires, Chácara 35 LT 18-A, Distrito Federal DF
Hospital Meridional
R. Meridional, 200 - Alto Lage, Cariacica - ES, 29151-920
Faça sua
Pré-inscrição
Em breve as inscrições serão abertas. Envie seus dados para ser avisado quando as inscrições forem abertas.
Faça sua
Inscrição
Preencha o formulário ao lado e clique em prosseguir.